TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE DOR

TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE DOR

Dor é uma sensação que surge quando há ameaça de dano aos tecidos. Senti-la é fundamental para manter a integridade do organismo.

“Dor é o que o indivíduo que a sente diz ser e existe quando o indivíduo que a sente diz existir (McCaffrey)”, ou seja, a dor é subjetiva e pessoal. Segundo a Associação Internacional de estudos da Dor (IASP) “Dor é uma experiência sensitiva e emocional desagradável associada a uma lesão tecidual real ou potencial ou descrita em termos de tais lesões.”

A percepção da dor é caracterizada por uma experiência multidimensional que envolve as dimensões neurofisiológicas, comportamentais, afetivas, comportamentais, emocionais, culturais, sociais e religiosas.

Prof. Alexandre Amaral

Uma equipe multidisciplinar reúne vários especialistas como médicos, clinico de dor, ortopedista, neurocirurgião, cardiologista,neurologista, reumatologista, médico acupunturologista, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionista , que trabalham juntos para alcançar um objetivo comum.

Não. A dor por ser subjetiva e pessoal vai ser vivida e percebida por cada pessoa de maneiras distintas mesmo que o diagnóstico seja o mesmo. A dor irá manifestar-se de maneira diferente em cada organismo levando a repercussões distintas no que se refere a alterações físicas no sistema neuromusculoesquelético, na maneira como cada pessoa tolera a dor, as experiência prévias da dor e suas repercussões no afeto e na emoção.

O processo de avaliação é contínuo e envolve uma avaliação detalhada sobre vários aspectos do indivíduo, físicos e psíquicos.

A avaliação envolve fatores subjetivos e fatores objetivos.

  • irritação, ansiedade, tristeza;
  • dificuldade de concentração;
  • diminuição da produtividade no trabalho;
  • insônia, dificuldades para dormir ou interrupções no sono;
  • acordar se sentindo cansado, sem ânimo para nada;
  • levar uma vida com pouca ou nenhuma atividade de lazer;
  • redução do desejo sexual.

 

A dor aguda é interpretada como ameaça à integridade. É um sintoma de alerta, que apresenta fisiologia bem estabelecida. Pode gerar atitudes de fuga, proteção, busca de apoio, medo e ansiedade.

Ao primeiro sinal de dor. A dor é um sinal de alerta de que algo não vai bem com o nosso organismo.

Quando deixamos de lado este aviso – que é a dor – não procuramos ajuda e usamos de forma recreativa e as vezes abusiva algumas medicações estamos deixando de identificar o problema real propiciando a perpetuação da dor e disfunção, ou seja, tornando o quadro crônico.

 

Considerada a pior dor do mundo.

A maioria das pessoas que sofre com a doença apresenta vários episódios de dor em um dia e o quadro, geralmente, é bastante incapacitante.

TELEFONES PARA CONTATO E MARCAÇÃO DE CONSULTAS

(21) 2530-2797

(21) 2492-1818

LOCAIS DE ATENDIMENTOS

  • BOTAFOGO

    Rua Voluntários da Pátria, nº 45 - sala 301, Botafogo, Rio de Janeiro (próximo ao Metrô de Botafogo)
  • BARRA DA TIJUCA

    Av. das Américas, nº 3500, bloco 6, Conj. 615, Ed. Hong Kong 2000, Cond. Le Monde - Barra da Tijuca, RJ (próximo da Estação BRT Riviera).
  • TIJUCA

    Rua Conde de Bonfim, 255, sala 303, Medical Center
We use cookies to improve our website. By continuing to use this website, you are giving consent to cookies being used. More details…