img 2530-2797
ouvidoria@centrodador.com.br
img Área Restrita        Webmail
  • Siga-nos:
Acupuntura Médica

A acupuntura é uma técnica importante da milenar Medicina Tradicional Chinesa que ao longo de 2.500 anos recebeu contribuições e inovações de estudiosos do mundo todo. No Brasil é reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina desde 1995.

O Centro Multidisciplinar da Dor adota uma forma integrativa e multidisciplinar de tratamento, o grande diferencial para todos os pacientes que sofrem de dor crônica. Dessa forma, a acupuntura interage com as outras modalidades de reabilitação física para dor como Neurocirurgia Funcional, Fisiatria, Reumatologia, Ortopedia, Clínica Médica e diversas técnicas de Fisioterapia e Psicologia, sendo essa a razão do sucesso da nossa prática.

Os médicos acupunturistas do CMD, que também têm formação em clínica da dor, utilizam uma abordagem que integra a medicina tradicional chinesa e a acupuntura médica contemporânea. Baseiam-se, portanto, não só em conceitos filosóficos, mas também em evidências clínicas e científicas com a aplicação de modernos conceitos neuro-anatomo-fisiológicos. O tratamento visa, por meio da inserção de agulhas em pontos específicos, a estimulação do sistema nervoso periférico e consequente ativação dos sistemas nervoso central, endócrino, imunológico e cardiovascular, o que é capaz de modular as atividades fisiológicas do corpo todo. A acupuntura promove desse modo a auto-cura e contribui para o equilíbrio do organismo, atuando diretamente na dor e em seus aspectos associados, melhorando a qualidade do sono, acelerando cicatrização de tecidos e aliviando sintomas como estresse físico e emocional, por exemplo.

A acupuntura é também capaz de atuar diretamente nos músculos que estão contraídos (travados) e doloridos. Desta forma, é possível promover o relaxamento muscular e a desativação dos “nós dos músculos”, responsáveis pela manutenção de grande parte das dores crônicas. Essa liberação da musculatura faz com que o efeito da acupuntura seja mais duradouro, pois vai além da analgesia, trata objetivamente a causa da dor muscular.

Evidências clínicas mostram que a acupuntura tem seus méritos especiais, os quais não são os mesmos da medicina ocidental guiada pela alta tecnologia, motivo pelo qual a integração das duas abordagens gera resultados tão positivos. A acupuntura é eficaz para uma variedade de problemas de saúde, inclusive para casos em que a medicina ocidental tem pouco a oferecer, mas é especialmente importante no campo de controle da dor. É uma especialidade segura, de administração simples, que não apresenta efeitos colaterais quando realizada por um profissional experiente.