img 2530-2797
ouvidoria@centrodador.com.br
img Área Restrita        Webmail
  • Siga-nos:
  • A Clínica

 

Encontrar uma saída para o sofrimento de pessoas com dores agudas ou crônicas: essa é a missão do Centro Multidisciplinar da Dor (CMD).

Criado em no ano de 2000 pelo neurocirurgião Alexandre Amaral, a partir de sua experiência no maior centro de dor do país, localizado no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP, o CMD é o primeiro e maior centro multidisciplinar de dor do Rio de Janeiro. O local dispõe de toda a estrutura e conhecimento técnico para diagnosticar e elaborar tratamentos personalizados para o alívio das dores que afligem o indivíduo.

Seguindo normas internacionais e com uma equipe de médicos e profissionais de saúde especializados em pesquisa, diagnóstico e tratamento da dor, o CMD possui em um mesmo local, simultaneamente, todas as especialidades necessárias a um tratamento integrado, desde a abordagem mais simples até a mais complexa.

Com base no modelo multidisciplinar, cientificamente comprovado como o mais eficiente no tratamento de quem sofre com a dor, o centro é especializado na reabilitação de pessoas com dores agudas ou crônicas de diversas origens. Ao contemplar os aspectos físico, psíquico e químico de cada indivíduo, em dez anos de existência, o CMD se orgulha de já ter comemorado a recuperação de centenas de pacientes, que não só ganharam mais qualidade de vida, mas também retomaram a alegria de viver ao conseguir controlar suas dores.

 

 

POR QUE MULTIDISCIPLINAR?

 

Trabalho multidisciplinar é aquele realizado por uma equipe de profissionais de diversas áreas, com formações acadêmicas diferentes, que interagem com um objetivo comum. No CMD esse é o fundamento que sustenta o sucesso do tratamento de cada paciente.

De acordo com a Associação Internacional para o Estudo da Dor, apenas por meio do tratamento multidisciplinar são obtidos os melhores resultados, algo comprovado por estudos científicos em todo o mundo e confirmado diariamente pelos profissionais do CMD.

No dia a dia, o trabalho multidisciplinar e integrado faz uma enorme diferença, pois os especialistas estão em um mesmo local, utilizando um prontuário único eletrônico, padronizado, em que todos podem acompanhar a evolução dos colegas.

Quando o paciente procura o CMD, é avaliado por vários profissionais, o que reduz a chance de qualquer tipo de incoerência no diagnóstico e no tratamento. O prognóstico só é alcançado depois de consideradas todas as opções e quando a equipe concorda a respeito da melhor indicação.

 

  • Estrutura

O Centro Multidisciplinar da Dor dispõe de dois espaços de atendimento: a sede, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, com estrutura de 350 metros quadrados, 14 salas, consultório com acessibilidade para pessoas com necessidades especiais e os mais modernos equipamentos – como macas eletrônicas, com sistema que adapta o leito à altura em que o paciente se sente mais confortável, ideal para pessoas com dificuldade de locomoção; e uma unidade na Barra da Tijuca com 150 metros quadrados dispostos em 06 salas de atendimento. Ambos dispõem de Wi-Fi em todos os ambientes, estacionamento rotativo na vizinhança e pontos de táxi próximos.

A sede do CMD conta ainda com um Centro de Estudos com capacidade para 30 pessoas, equipado com toda a estrutura necessária para seus treinamentos e eventos. Nele, há mais de dez anos, são realizados treinamentos para promover a atualização constante da equipe e também reuniões de discussão de cada caso e suas peculiaridades, buscando exaustivamente soluções que tragam mais qualidade de vida para o paciente, por meio da redução da dor.